23 mar
2014Distribuição da renda gerou crise energética
Conselho Editorial Sul-Americano em 23/03/2014

– Tudo começou, meu caro Lula, quando você prometeu sua mãe, dona Lindu, que, quando chegasse ao governo do Brasil, em nome do povo, iria matar a fome dos pobres. Os pobres de barriga cheia fizeram a felicidade dos nobres. Só que agora, por conta dessa política, com o pobre comendo à vontade, falta tudo, energia, combustível, estrada, aeroportos, portos, ferrovias etc. Por isso, estamos no sufoco. – Mas, Dilminha, você tem que confiar na sabedoria do povo. É melhor estar faltando praticamente tudo, mas ter emprego para todos, do que faltar emprego para todos e ter tudo, mas não ter o consumidor, é ou não é? Esse é o preço caro que estamos pagando. Mas temos o dinheiro para pagar, porque o consumo dos pobres enche o bolso do tesouro para fazer as obras, né não? – Por isso, Lula, temos que jogar essas nossas reservas no nosso desenvolvimento, como estão fazendo os chineses. – Não podemos falar nisso, agora. Devagar com a louça, porque o santo é de barro. O mercado financeiro quer comer seu fígado. Os especuladores vão especular adoidado contra nós. Espera passar as eleições, com você dispondo de mais quatro anos, para acelerarmos essa providência. – E, se Deus quiser, você, com muita saúde, voltará em 2018, para a gente completar o que faltar.. – Peraí, Dilminha, vamos, primeiro, evitar que esse pessoal da oposição tente erguer essa CPI da Petrobras, pois isso aí é pura manobra eleitoral. Eles estão querendo recuperar o tempo perdido por não terem tido a coragem suficiente para me derrubar em 2005, com o negócio do mensalão. Ficaram com medo de a gente convocar o povo. Se precisar, vamos fazer isso, agora, só para eles deixarem de ser bestas. Também, a gente tem que investigar se não está havendo sabotagem nesse negócio da energia. Isso aí está me cheirando a sacanagem. Os caras não querem o desenvolvimento do Brasil e muito menos uma mulher determinada, como você, pois eles pensam que estão sendo escravizados pelo feminismo. O machismo político no Brasil, cê não conhece, Dilminha. Esse é o país da escravidão, agora, imposta pelos banqueiros. Temos que ir com muito jeito com essa turma. O Aécio é puro lobo com pelo de cordeiro…. – Não tenho nenhuma dúvida disso. – Pois, é.




A grande obra política dos governos petistas, Lula e Dilma, foi, sem dúvida alguma, a de encher a barriga dos pobres.
Tendo o consumidor a sua disposição, o setor produtivo foi à luta.
Programas como Luz para Todos; Minha Casa, Minha Vida; Minha Melhor Casa(financiamentos de bens duráveis etc) Mais Médicos; Mais Escolas Técnicas; Mais Cotas para pobres e negros estudarem nas universidades públicas etc, tudo isso pressionou a infraestrutura produtiva e ocupacional, antes estruturada para atender apenas 40% da população.
Teria produção barata para atender todo mundo.
Não teriam aqueles interessados em soltar criminosamente as águas dos reservatórios, que se tornaram insuficientes, para faltar água, no tempo da estiagem, a fim de serem viabilizadas as termelétricas, movidas a diesel, especialmente, quando tomam conta delas o capital estrangeiro, feliz da vida com o aumento dos preços?
Que fez Ramsés?
As reservas cambiais estão aí, mesmo.
Vamos acordar!
Isso seria bom para os americanos que ficariam sem dívidas, podendo endividar, novamente, para puxar a economia mundial, porque esse é o papel da dívida, fazer desenvolvimento.