http://independenciasulamericana.com.br
Desmonte do sistema de Defesa Nacional
Desmonte do sistema de Defesa Nacional
Posted 1 dia ago

 

Nesta altura dos acontecimentos até as pedras sabem que o interesse imperialista nas matérias primas do Brasil (petróleo, minerais, água, biodiversidade da Amazônia) foi um dos carros-chefe do golpe. No…

Previsão 2017
Previsão 2017: Nova Síria
Posted 3 dias ago

 

 
Putin-Trump
 

A grande parceria vai começar
 
Primeira providência: recuperar Aleppo.
 
Plano imobiliário.
 
Trump, incorporador, lança no mundo a nova planta urbana de uma moderna metrópole do Oriente Médio.
 
Putin, estrategista, pega a planta para vender as…

Previsão 2017: Nova Síria
Putin, homem do ano, novo líder mundial
Putin, homem do ano, novo líder global
Posted 4 dias ago

 
A grande mídia empresa ocidental encerra 2016 murcha.
 
Como não tem suficiente independência para analisar imparcialmente os acontecimentos mundiais, visto que é, praticamente, braço propagandista do poder anglo-americano imperialista, procura esconder…

Putin, homem do ano, novo líder global
Colapso de dívidas estaduais aceleram diretas já e desagregação do poder neoliberal de Temer
Caos financeiro estadual acelera eleição direta
Posted 5 dias ago

A declaração do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho(PSB), favorável à eleição direta sinaliza o óbvio: a aguda crise financeira dos estados e municípios, incapazes de suportar a receita neoliberal que…

PSDB quebrou estados com Lei Kandir e, agora, renegociação das dívidas assombra banqueiros agiotas
PSDB quebrou estados com Lei Kandir e, agora,…
Posted 6 dias ago

 
Temer diz que vai vetar o que o Congresso aprovou; está sob pressão dos banqueiros; mas quem quebrou os estados brasileiros foi a burguesia financeira e exportadora, amplamente, apoiada pelo…

PSDB quebrou estados com Lei Kandir e, agora,…
Mercado interno forte com Lula presidente para vencer a crise e salvar capitalismo nacional em bancarrota com Temer
Mercado interno forte com Lula presidente para vencer crise …
Posted 1 semana ago

 
Stedile na Globo News: a política econômica neoliberal aprofunda a crise 
 

Foi, realmente, uma grata surpresa assistir a entrevista João Pedro Stédile, economista e membro da Coordenação do MST, concedida ao…

Reforma Temer produz pleno emprego, desde que trabalhador pague para trabalhar
Reforma Temer produz pleno emprego, desde que…
Posted 1 semana ago

 
Liquidação geral de preço do trabalho.
 
O fim da CLT já aconteceu há muito tempo.
Qualquer empresa hoje contrata com as regras já vigentes de temporalidade expansiva, agora, para 240 dias…

Reforma Temer produz pleno emprego, desde que…
TEMER FERRA O TRABALHADOR E AINDA GOZA CARA DELE DIZENDO QUE ESTÁ DANDO PRESIDENTE DE NATAL. CARA DE PAU
Golpe legaliza precarização geral do trabalho e aprofunda re…
Posted 2 semanas ago

 

 
Temer é o anti-Vargas, a República Velha, superada pela história, proposta entreguista, antinacionalista, agradável ao mercado financeiro, a Washington e Wall Street, para destruir o Estado social, sem o qual…

Negociação para governos estaduais é excelente para governo federal
Saída para crise nacional: renegociação da dívida. Deputados…
Posted 2 semanas ago

 
Se, por um lado, os estados terão que cumprir teto de gasto por dois anos, por outro, terão acesso à renegociação das dívidas, por vinte anos, com três anos de…

Política entra em choque com economia
Rebeldia contra mercado financeiro condena PEC do congelamen…
Posted 2 semanas ago

Era para durar vinte anos.
Era.
Assim foi concebida a PEC 55 aprovada no Senado.
Os gastos públicos seriam congelados por duas décadas, reajustados, apenas, pela inflação passada, do ano anterior.
Nunca se viu…

PreviousNext

Bebê de Rosemary

Parecer dos Prazeres em 02/12/2012

 

CARTA ENIGMÁTICA COLHIDA PELA POLÍCIA FEDERAL NUM CESTO DE LIXO DO MINISTÉRIO DA…..- Chefinho, tudo bem, escrevo-lhe para tentar saber três coisas. Primeiro, meu amor, o que aconteceu que não estou mais conseguindo falar contigo? Antes era tão fácil, tão corriqueiro, tinhamos uma relação, assim, tão assim, assim, lembra? Estou intrigada. Há gente querendo nos incompatibilizar, só porque tento ti proteger contra as maledicências e os mal entendidos. Precisamos conversar, mas ficou tão difícil… Parece que vejo uma estrela bem grande brilhando sobre nossas cabeças, desprendendo fios por todos os lados, soltando faíscas. Tive um sonho essa noite, não gostei dessas faiscadinhas que me deram uma sensação total de insegurança. Nunca havia me acontecido esse incômodo. Você precisa ver. Em segundo lugar, pretinho, seguinte: sinto que a insegurança cresce para o meu lado. Sabe como é que é , né. Nessas horas, penso que o mais correto é ir pra o exterior. Tem muita intriga nos ameaçando, nos cercando, é uma coisa louca. Lembra quando consegui um parecer do PP para que o Banco Central liberasse a expatriação daquela grana para o nosso paraíso fiscal predileto? Preciso ser expatriada, mas para ficar numa boa… Me sinto como um animalzinho de estimação enjeitado. Mas, eu tenho minhas armas, cê sabe, né. Se eu acionar aquele meu dispositivo, que você conhece, muito bem, posso… Não se trata de ameaça contra aqueles seus conhecidos que dizem que gostam de você,  heim, mas chega uma hora que a casa cai, porque a paciência da gente tem limite, concorda? Por isso, lhe peço, pela última vez, em caráter emergencial, que me faça aquele favor que, entre nós, na confiança total que existe no nosso relacionamento, precisa ser realizado, para o nosso próprio bem. Cê sabe o que estou dizendo. Por fim, quero lhe dizer que sinto saudade, muita saudade, mesmo, mesmo sabendo que o passado me condena, ou melhor, nos condena… Lembra daquele passeio noturno que fizemos em Paris, quando conseguimos ludribriar todo mundo, para conhecer aquelas passagens do romance de Balzac, que lhe falei, no livro “A mulher de 30”? Foram tantas emoções… Agora, só sinto medo. Estou receosa. Há muita maldade nesse mundo, meu bem. Sei que, depois de tudo, ficou muito dificil alimentar ilusões românticas, mas como pedir a um ser humano, falível como sempre fui, que deixe de lado o romantismo? É muito difícil. Contudo, conto, ainda, contigo, para que, num esforço final, me faça aquele favor que lhe pedi. Ele é a minha saída, a nossa saída. Não é uma ameaça, viu, benzinho… Mas, o fato é que eu preciso tanto daquele parecer, lá na Agência. O PP pode resolver esse caso. Faça um esforçozinho para sua, eternamente sua….

Auto-retrato relâmpago

Sou um felizardo aprovado em concurso para trabalhar numa agência reguladora dessas aí – não vou dizer qual -, criada na era do FHC, para tentar dar uma aparência de juízo a nossa burocracia, marca registrada da tendência brasileira para fazer negócio com dinheiro do contribuinte.

Passei bem, minha gente.

Tinha feito curso de economia na Universidade de Brasília.

Segui para o Rio de Janeiro, onde fiz pós-graduação na UFRJ.

Mamãe, carioca, funcionária do Senado, comprara um apartamento lá, o que me motivou a morar na cidade maravilhosa por uns tempos.

Gostei, mas, nascido no Planalto, Plano Piloto, na cidade juscelinista, acostumado com os horizontes largos, em que o mar é o ceu aberto à vista extasiada, num aguentei, voltei e pensei: vou fazer concurso e seguir a vida burocrática, sossegado.

Daria sequência à que considero minha vocação, ou seja, não deixar-se escravizar pelo setor privado, trabalhando no comércio, na indústria ou nos serviços, tendo que seguir aquela rotina sob olhares de chefes carrascos, puxa-sacos de superiores, sempre dispostos a subir na vida, usando os outros como escada.

 Não queria, de jeito nenhum, seguir a vida dos meus parentes.

Teria condições, na Agência, onde estou bem instalado, de ir seguindo a carreira de servidor, pulando, de concurso em concurso, até chegar aonde acho que chegarei, algum dia, no topo do Banco Central, para sentar à mesa do Copom, a fim de decidir o tamanho da taxa de juro.

Adoro os números, as contas nacionais, o jogo da macroeconomia, cheia de mentiras, enganações e magias, mas, também, tenho minhas quedas para o Direito, coisa linda, que estou estudando, agora, como complemento profissional, porque, afinal, na capital federal, advogado manda em tudo, principalmente, nos economistas, embora sejamos empregados dos políticos.

Mas, isso, também, está mudando, depois que o Joaquim Barbosa entrou em campo.

Será que ele vai ser o próximo presidente da República?

Ah, se não fosse o serviço público, como ia conciliar as coisas?

Por enquanto está tudo correndo bem, na construção do meu futuro(?) na burocracia federal, onde compatibilizo minha atividade – falo, rapidamente, dela, mais adiante, espere só – com a leitura da filosofia, da economia, da história, do direito, tudo que combina entre si, para me dar aquele verniz necessário à formulação dos….

Espere aí, mais um pouco, caro leitor, cara leitora.

Conto, antes, os meus projetos, de filho de uma classe média brasiliense, assentada no santo serviço público, na estabalidade funcional, que, salvo uma catástrofe que , ainda, não conhecemos, nos dá a tranquilidade de viver sem temer pelo amanhã.

Por enquanto, estou pensando no meu casamento, marcado para acontecer logo no início de 2013.

Ela está chegando aí, conheci no Rio, gente fina, melhor não poderia acontecer na minha vida, amo de verdade essa garota, que pretende trabalhar em design industrial, tem um jeito prá coisa que só vendo, um veneno gostoso, paixão, meu Deus…

Certamente, sou um admirador do PT – sem ser petista -, por tudo que aconteceu no Brasil nos últimos anos, quando vejo que a vida dos nossos semelhantes menos afortunados melhorou substancialmente, depois que tiveram a sua disposição garantida a boia diária, independente do trabalho, assim que nasceu esse tal de beneficio social continuado, é ou não é?

A crise mundial na qual estamos metidos provoca dificuldades gerais e o crescimento econômico, não só aqui, mas para todo lado, será, nos próximos anos, até quando não sei, uma raridade, enquanto tensões sociais explodirão, especialmente, onde antes não se imaginava que tal acontecesse, como nos países ricos, mas os ricos…

Os ricos estão tão ricos como antes e continuarão, se…..

O capital, já viu, né, pula prá lá, pula prá cá, prá acolá, carrega uma tendência tremenda para se autocumular, e nós, aqui, em Brasília, não temos muito como fugir, porque na nossa função, como burocratas do poder, no tempo em que se anuncia de cooperação crescente entre o público e o privado, é dar para os capitalistas nossos famosos p…..

É isso aí, gente, somos PP, Produtores de Pareceres, no âmbito da santa burocracia.

Minha vida de funcionário público é essa: produzir pareceres.

Não é à toa que sou conhecido, lá, na Agência, por PP – Parecer dos Prazeres.

De repente, estou sentindo que o poder sou eu.

Essa estória da Rose me deixou inquieto.

Minha mãe – ainda moro com ela, sou doido com minha mãe – me advertiu:

– Cuidado, meu filho, você é poderoso, sua função lhe permite emitir parecer sobre assuntos que mexem com a vida dos poderosos, se surge uma Rose para…

– Peraí, mamãe, não é assim, né, não sou ocupante de cargo comissionado, não sou Bebê de Rosemary, heim, sou concursado…

– Mas, seu chefe é, PP, por isso, muito cuidado.

– Calma, mamãe…

– Calma, nada, filho, vivo lá, no Senado, sei como funciona o negócio, ainda bem que vou aposentar, se seu chefe, que não é concursado, mas tá em cargo comissionado, pede alguma coisa, tem que atender.

– Tem, não, atendo, se quiser, esses comissionados petistas que estão espalhados nos 22 mil cargos de comissão nessa santa República de pau oco.

– Pois é, meu filho, é aí que mora o perigo, cuidado com as ligações telefônicas, a Polícia Federal, cê sabe, virou um poder dentro do Estado, né, não?

– Estamos cercados, mamãe, concordo com a senhora.

– Vamos desligar, esse telefone tá esquisito.

Categoria: (Cultura)

Comentários fechados.